segunda-feira, 2 de maio de 2016

Questões sobre o batismo


Boa noite Na gloriosa paz do Senhor Jesus Cristo
Sobre o tema de hoje: vemos que se divide em cinco questões refletindo as palavras de  MARCOS 16:16 AFIRMA QUE TODO AQUELE QUE crê e for batizado será salvo.


1-    Existe salvação para quem recusa o batismo?
R: O batismo não é o único requisito para a salvação hoje, mas não podemos ser salvos sem ele. "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). Às vezes, ouvimos a objeção de que o ladrão da cruz não foi batizado, mas foi salvo. O ladrão foi salvo antes de Jesus morrer. Ninguém podia ser batizado na morte de Jesus antes que ele mesmo tivesse morrido. Portanto, nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem ninguém antes de Jesus foi batizado para ser salvo. Os requisitos bíblicos para a salvação mudaram com a morte de Cristo. Nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem o ladrão acreditaram que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos. Mas ninguém pode ser salvo hoje sem crer 
que Jesus ressuscitou dos mortos.



Hebreus 9:15-18 afirma que o testamento de uma pessoa passa a vigorar após sua morte. Antes de eu morrer, posso distribuir os meus bens da maneira que eu bem entender. Após minha morte, minhas propriedades serão distribuídas de acordo com as disposições do meu testamento. Antes da morte de Jesus, ele deu a salvação àqueles que quis. Mas, após morrer, a salvação é dada de acordo com as condições de seu testamento. Após sua morte, Jesus claramente afirmou que aquele que crê e se batiza será salvo (Marcos 16:15-16).
2-    Rebatizar é bíblico ou caracteriza um gesto de preconceito religioso?
R: Paulo disse: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Deus revelou uma só fé (Judas 3), e ele autorizou para nós um só batismo. É o mesmo do qual Ananias falou para Saulo: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16). O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27). A pessoa que não creu em Jesus ou não se arrependeu antes de ser batizada não recebeu o único batismo válido. O Novo Testamento ensina que o batismo dado por Jesus tem o propósito de lavar os nossos pecados (Atos 2:38; 22:16), de nos salvar (Marcos 16:16). A pessoa que foi batizada por outro motivo, talvez acreditando na falsa doutrina de salvação antes do batismo, ainda não recebeu o batismo válido.
Em casos assim, o que se deve fazer? Quando Paulo encontrou algumas pessoas que foram batizadas sem entendimento da mensagem do evangelho, elas aprenderam melhor e foram batizadas novamente (Atos 19:1-7). Se você descobrir que ainda não fez o batismo válido, precisa examinar o que Deus diz e ser imerso(a) nas águas para remissão dos seus pecados. Precisa receber, uma vez, o batismo que Jesus ordenou.

3-    Se a bíblia narra batismos logo após a aceitação a cristo, porque muitas igrejas demoram cerca de um mês para batizar seus novos na fé?

R: Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém convertido deve apresentar.mais que simples interesse de salvação tem que ter os requisitos para tal( “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.Atos 2.38)por isso algumas igrejas fazem todo um processo de discipulado para que o batizando esteja certo em sua escolha

4-     O batismo pode ser feito apenas em nome de Jesus ou em nome da trindade?
R: Quando Jesus citou o Pai, Filho, e Espírito Santo no batismo, o fez dizendo que em nome deles se deveria praticar o batismo, e não repetindo sua frase. “Pai” não é nome, é um título que indica uma posição; “Filho” também não é nome, é um título que indica uma posição. Qual é o nome a qual Jesus estava se referindo e que representa a Trindade na terra? É o Seu próprio nome!
Alguns alegam que batizar só em nome de Jesus é negar a Trindade, mas para os apóstolos era sinônimo de obediência à comissão de Cristo. Veja bem, quando expulsamos demônios, fazemos isto em nome de Jesus (Mc 16.17), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito Santo tenham ficado de fora, pois Jesus disse que expulsava demônios pelo dedo de Deus (Lc 11.20) e também pelo Espírito Santo (Mt.12.28).

5-    Qual o significado e para que serve este rito cristão?
R:O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que n’Ele crê:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19)
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:
No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo:
“Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2.11,12)
Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm 2.28,29), e Paulo a relaciona com

o batismo.

Efésios 4:6: “[Há] um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mão de deus

  Jacareí 24 de fevereiro de 2024 A mão de deu s  Na tarde do dia 22 o senhor Adão um idoso morador de Jacareí, SP saiu de casa para buscar ...