quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O que é nascer verdadeiramente da água e do Espírito

 

Esta frase tem chamado a atenção de muitas pessoas e intrigado outras tantatas, vemos a em:
João 3.5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
O que Jesus quer dizer com isso? Ao longo das gerações as pessoas entenderam essa expressão “nascer da água e do Espírito” de muitas maneiras. Algumas pessoas pensam que significa um tipo de nascimento sobrenatural. Algo que vem de Deus, Então comparemos a frase nascer da água e do Espírito.com: o livro de Ezequiel cap.36 v. 25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Em outras palavras, “nascer de novo” “nascer da água e do Espírito”.
E o cumprimento de uma nova aliança, prometida por Deus através do profeta  Ezequiel  “aspergirei água pura sobre vós”, indicando limpar alguém moralmente, “…e porei dentro de vós espírito”, indicando  nova vida com  Deus. Então esse nascer da água e do Espírito, é a promessa feita 6 séculos antes,  confirmada agora no novo testamento uma nova aliança com  Deus, caracterizada por uma transformação moral, a água aspergindo o coração, e pelo poder e vida de Deus para transformar e renovar. É isso que Jesus quer dizer com “novo nascimento”.
Vemos que Ezequiel está trazendo ao povo a promessa da parte de Deus  de uma nova aliança: Ezequiel cap.36 v.
22 Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
23 Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.
24 Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.
25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
 E em; João 3.5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Basta ler atentamente estes livros para ver que um é o cumprimento do outro, e fica claro que o nascer de novo à nova vida aqui é a vida voltada ao espírito, uma transformação de caráter um reforço para vencer a si mesmo como pode ser confirmado também em:
2º Coríntios 5:17 "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! "
Gal 2:20)"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20 )"
É uma natureza (nova e divina!) que nos é concedida.
2Pe 1:4)"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. (2 Petro 1:4 )"
Esta nova natureza é contrária à vontade do homem natural, e lutam uma contra a outra.
(Gal 5:17)"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5:17)"
Sendo assim o Espírito Santo, usa como Seu instrumento a Palavra de Deus.
(Tia 1:18) "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Tiago 1:18)"
Isso acontece quando crermos que Jesus é  o filho de Deus, O Salvador, (Joã 20:31) "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:31)"
 É a Regeneração do homem natural em um homem espiritual.
 Regeneração não é mudança de religião pois  isto é apenas Converter alguém a uma doutrina, a regeneração é algo que é dado ao homem, não mudado.
O batismo nas águas: um símbolo externo de uma realidade interior, É a reforma moral a vida em conformidade com um código de regras de conduta; A ética está vinculada à moral e estabelece o que é correto, errado, permitido ou desejado relativamente a uma ação ou a uma decisão. O conceito provém do grego ethikos, que significa “caráter”. A ética pode-se definir como sendo a ciência do comportamento moral, uma vez que estuda e determina a forma segundo a qual devem agir os integrantes de uma sociedade. Refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.
O homem vive em busca da felicidade que segundo Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômaco, afirma que a felicidade não consiste nem nos prazeres, nem nas riquezas, nem nas honras, mas numa vida virtuosa. A virtude por sua vez, se encontra num justo meio entre os extremos, que será encontrada por aquele dotado de prudência e educada pelo hábito no seu exercício.
Mas em resumo vemos que o maior código de ética social pode ser considerado a bíblia pois se seguido a risca nos leva a um viver sem conflitos em perfeita harmonia com tudo e todos com o Criador e suas criaturas nisto consiste o nascer verdadeiramente da água e do Espírito.


Referencias:
 Que o senhor  e Salvador Jesus Cristo possa dar melhor discernimento destas palavras e que a Paz reine em nossos corações
João Cláudio Bueno  16/12/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mão de deus

  Jacareí 24 de fevereiro de 2024 A mão de deu s  Na tarde do dia 22 o senhor Adão um idoso morador de Jacareí, SP saiu de casa para buscar ...